O PPRA ou Programa de Prevenção de Riscos Ambientais é uma legislação federal que estabelece ações que garantem a preservação da saúde e a integridade dos colaboradores de uma empresa diante dos riscos oferecidos no ambiente de trabalho.
Todas as empresas brasileiras são obrigadas a ter o PPRA, independente do risco que possam oferecer aos funcionários. Os riscos analisados são inúmeros: todo tipo de agente físico, químico e biológico que pode causar danos à saúde dos funcionários.
O documento deve ser elaborado de acordo com as características dos riscos e as necessidades de controle em cada área da empresa. Ele é de responsabilidade do empregador, mas deve ser desenvolvido com os trabalhadores e ser articulado com o Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO).
Etapas do PPRA:
As empresas que não tiverem o PPRA regulamentado podem ser punidas com multas. Se o colaborador adquirir alguma doença ocupacional, os donos da empresa podem ser responsabilizados e responder judicialmente pelo dano causado.
A Clínica Marfim, especializada em Medicina e Segurança do Trabalho em Paulínia-SP, oferece o PPRA para a regularização de empresas e seus trabalhadores. Entre em contato com a nossa equipe!
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